quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Relatórios do 1º Período
Expectativas

1.1. Analisar as expectativas em relação à AP;
Quando, no inicio do ano, reparei que iria ter uma nova disciplina, Área de Projecto, fiquei curiosa acerca daquilo que iríamos tratar ao longo do ano, pois apesar de já ter tido Área de Projecto em anos anteriores constatei que esta em nada se assemelhava com a dos anos anteriores. Inicialmente não sabia aquilo que iríamos abordar ao longo do ano nem sabia que teríamos de desenvolver um projecto, por isso achava que esta disciplina iria ser “fácil” e “descontraída”, rapidamente me apercebi que não iria ser em assim, as minhas expectativas inicias em nada se assemelhavam a realidade, e esta disciplina iria exigir muito mais do que aquilo com que eu realmente estava à espera. Contudo, e apesar de as minhas expectativas iniciais não coincidirem com a realidade, considero que esta disciplina me tem surpreendido positivamente, pois através dela tenho desenvolvido um projecto que gosto e tenho aprendido muitas coisas que me serão úteis no futuro e que, caso esta disciplina não existisse, não teria aprendido.


1.2. Reflectir sobre as mudanças que esta área exige e os desafios que coloca;
Esta área exige muitas mudanças principalmente ao nivel de organização e metodologia que é muito superior ao das outras disciplinas. Esta disciplina exige que em cada aula elaboremos um plano diário e uma reflexão sobre aquilo que fizemos ao longo da aula, o Diário de Bordo. Temos ainda que elaborar planos mensais, relatórios, planificações e reformulações do nosso projecto, … Inicialmente foi um grande desafio ter de cumprir todos estes parâmetros pois demorávamos muito tempo e ficávamos com uma pequena parte da aula para desenvolver aquilo que considerávamos mais essencial, o nosso projecto, contudo agora percebemos que se esta disciplina não tivesse esta organização e esta metodologia tão rigorosas o nosso trabalho seria muito mais dificultado pois não havia uma estrutura bem definida a cumprir, o que faria com que o nosso projecto não avança-se de forma eficaz e produtiva. Esta disciplina exige ainda muita concentração e empenho para que o nosso projecto avance, ensinando-nos que não devemos desistir logo nas primeiras contrariedades.


1.3. Descrever a forma como o tema foi escolhido e a sua relação com os teus interesses, as tuas opções vocacionais e profissionais;
Quando tivemos de escolher um tema foi-nos proposto que os grupos se juntassem de acordo com as opções profissionais e, na minha opinião, isto facilitou a escolha de um tema. Das áreas propostas, aquela que me atraía mais era sem dúvida a da saúde e, assim, formamos um grupo que inicialmente era constituído por cinco elementos. Tivemos várias ideias mas nenhuma se revelou entusiasmante nem fácil de abordar, após muito reflectir surgiu a ideia de tratarmos a saúde na nossa cidade, todas nós achamos que este tema era adequado e que nos poderia ensinar muito e fazer com que ficássemos mais atentas a estas questões, por isso, resolvemos adoptar como tema de projecto a Saúde em Bragança.


Trabalho Realizado

2.1. Analisar as actividades que desenvolveste no âmbito das técnicas de investigação e das suas aplicações;
Para a realização do nosso projecto foi preciso investir muito no trabalho de investigação. A primeira coisa que tratamos foi enviar uma carta ao Presidente do Centro Hospitalar do Nordeste para que este nos concedesse uma entrevista e, a partir daqui, iniciamos um trabalho de investigação contínuo e difícil. Foi preciso investigar sobre as principias características do CHNE, os serviços que este possui, os equipamentos que tem e os que são realmente necessários, tivemos também que investigar acerca de todas as especialidades existentes e procurar saber aquilo que cada uma delas trata, desenvolvemos inquéritos para sabermos a opinião dos utentes do CHNE acerca do mesmo e fomos continuamente investigando noticias que os meios de comunicação social publicavam sobre o nosso hospital. Deste modo, conseguimos desenvolver algumas técnicas de investigação que nos permitiram e permitirão fazer o nosso trabalho de forma eficiente.


2.2. Reflectir sobre as aprendizagens que fizeste;
Com a realização deste projecto tenho feito muitas aprendizagens nomeadamente ao nível da área da saúde e das formas de investigação. Aprendi quais as formas mais eficazes de realizar e analisar inquéritos, pois nunca tinha feito nada do género e apesar de saber que era um trabalho difícil, nunca pensei que exigisse tanto e que obriga-se a ter formas de organização muito bem definidas e estruturadas. Ao nivel da saúde aprendi muito mais acerca das múltiplas especialidades que existem no mundo da medicina, pois nunca pensei que fossem tantas, percebi também, de forma mais concreta as dificuldades que os utentes e os profissionais de saúde passam, e as formas como os hospitais tentam dar resposta a todas as adversidades. Acima de tudo, com a realização deste projecto, aprendi que para se desenvolver um trabalho como o nosso é necessário ter paciência, organização e estratégias para que o mesmo avance, mesmo quando nos são impostos alguns entraves.


2.3. A experiência do trabalho de grupo;
Considero que o facto de trabalhar em grupo, num projecto como este é muito bom, pois permite-nos ter vários pontos de vista, várias respostas e soluções para as diferentes situações. Trabalhar em grupo é muito enriquecedor pois ajuda-nos a sermos mais tolerantes e a aceitarmos as opiniões dos outros, apesar de muitas vezes surgirem algumas dificuldades pois não conseguimos chegar a consensos, contudo tentamos passar estas adversidades da melhor forma arranjando estratégias que agradem a todos.


2.4. Planificação do projecto;
A planificação deste projecto foi elaborada logo no inicio do mesmo, pois, assim, teríamos o trabalho mais facilitado ao longo do mesmo, contudo fomo-nos apercebendo que a planificação inicial era bastante vaga e que necessitávamos de mais actividades relacionadas com o nosso tema para que este avança-se pois a resposta do Presidente do CHNE nunca mais chegava e necessitávamos de soluções, e foi neste ponto que tivemos mais dificuldade pois não sabíamos ao certo o que devíamos fazer, após alguma reflexão decidimos então elaborara inquéritos e o nosso projecto continuou a avançar. O resto da planificação foi fácil de elaborar e acho que com mais ou menos dificuldades conseguimos cumprir os objectivos propostos para este período.


2.5. Planificação das tarefas mensal, semanal ou diariamente, com o respectivo registo;
A planificação do nosso trabalho mensal também foi fácil de elaborar, embora depois, ao longo do mês, surgissem novas situações e tivéssemos que o reformular. A planificação diária e semanal era registada no diário de bordo e nas fotocopias de planificação diária, se bem que por vezes esta não tenha sido feita no dia em que realizamos essas tarefas devido a falta de tempo. Contudo acho que conseguimos fazer os registos essenciais acerca das evoluções e progresso do nosso projecto.


3. Conclusão
A realização deste projecto está a ser muito positiva para mim, acho que é uma experiência que nos permite desenvolver competências úteis para o futuro e que nos permite alargar os nossos níveis de conhecimento. Até ao memento acho que o nosso projecto está a evoluir de forma favorável e de acordo com aquilo a que nos tínhamos proposto, apesar de algumas dificuldades que foram surgindo. Espero que nos próximos períodos o nosso trabalho continue a evoluir de forma positiva e que consigamos alcançar todos os objectivos estabelecidos inicialmente.

Relatório de:
Ana Luísa Geraldes Amaro
nº3
12º A




Expectativas

1.1.Analisar as expectativas em relação à AP.

Área de Projecto é uma nova disciplina que surgiu recentemente no 12º ano. Eu só tive esta disciplina no 3º ciclo e era completamente diferente, lembro-me de fazermos trabalhos sobre a União Europeia e coisas deste género. Como a disciplina é a mesma, estava à espera de fazer trabalhos daquele tipo mas ainda bem que isso não aconteceu, até porque esses trabalhos muitas das vezes são realizados em outras disciplinas. Com este projecto que cada grupo está a realizar podemos aprender muitas coisas novas. É assim uma disciplina que nos está a ajudar a “crescer”.


1.2.Reflectir sobre as mudanças que esta área exige e os desafios que coloca;
Área de Projecto é uma das disciplinas que nos obriga muito a trabalhar em grupo, não sendo por vezes uma tarefa muito fácil. Temos por isso que cumprir determinadas regras para que o trabalho corra bem. Com base nos projectos que estamos a desenvolver, são-nos colocados alguns desafios como por exemplo a realização de uma entrevista ao Director do Hospital Distrital de Bragança, isto no meu caso. É uma disciplina que nos obriga a conviver com pessoas que não estamos habituados a ver, obriga-nos por isso a sair do nosso campo e partilhar as nossas experiências de vida com os outros.


1.3.Descrever a forma como o tema foi escolhido e a sua relação com os teus interesses, as tuas opções vocacionais e profissionais.
O tema do nosso grupo, “Saúde em Bragança”, foi escolhido devido ao facto de directa ou indirectamente todos os elementos do grupo quererem ir para a área de saúde. Eu, por exemplo, quero ir para psicologia e, de uma forma indirecta está relacionada com este tema. Assim, ao estarmos a pesquisar sobre o tema “saúde” estamo-nos a preparar para o nosso futuro, estamos a aproximarmo-nos mais com aquilo que queremos para a nossa carreira. E, este tema, é também de uma forma contribuidor para um melhor conhecimento do estado da nossa região nesta área (saúde).


Trabalho Realizado

2.1.Analisar as actividades que desenvolveste no âmbito das técnicas de investigação e das suas aplicações.

Neste período o meu grupo realizou um inquérito ao ensino secundário e à população de Bragança. Com este inquérito ficamos a saber a opinião da comunidade acerca dos serviços hospitalares da região. Esta actividade ajuda-nos a perceber o que poderia mudar no que diz respeito ao Hospital de Bragança. Elaboramos também a entrevista ao Director do Hospital de Bragança.


2.2.Reflectir sobre as aprendizagens que fizeste.
Com as pesquisas realizadas para a elaboração deste trabalho já aprendi muitas coisas que até ao momento me eram desconhecidas, lembro-me de pesquisar sobre os diferentes tipos de serviços hospitalares e durante a pesquisa deparei-me com determinados nomes que eu nunca tinha ouvido falar, isso levou-me a procurar o seu significado e a familiarizar mais com esses conceitos. Estas aprendizagens que fazemos, além de nos ajudarem no nosso projecto são também uma via para o aumento da nossa cultura geral.


2.3.A experiência do trabalho de grupo.
Trabalhar em grupo é uma tarefa que por vezes é muito difícil. Eu gosto de trabalhar em grupo mas acho que nunca foi tão difícil como está a ser agora. Apesar de me dar bem com todos os elementos do grupo muitas das vezes é difícil chegar a um acordo porque cada uma tem a sua própria maneira de ser. E como no meu grupo a teimosia parece estar presente as coisas complicam-se ainda mais. Para mim está a ser uma tarefa um pouco difícil mas que me está a ajudar a lidar com outras maneiras de ser, pensar e ver as coisas. Cabe-me respeitar a opinião das minhas colegas e contribuir para que o ambiente do grupo seja um ambiente respirável.


2.4.Planificação do projecto.
Todos os projectos têm que ter uma planificação para que nos possamos orientar para a realização do trabalho. O nosso grupo em primeiro colocou todas as ideias que se pretendiam realizar e em seguida ordenou-as por ordem de prioridade. Deparamo-nos com alguns problemas visto que a primeira coisa a fazer era a entrevista e foi difícil obtermos uma resposta.


2.5.Planificação das tarefas mensal, semanal ou diariamente, com o respectivo registo.
Para que possamos realizar o trabalho até ao fim de uma forma organizada é necessário planificar as tarefas mensal, semanal e diariamente. Por vezes essa tarefa é um pouco esquecida visto que surgem sempre coisas novas para fazer e das quais não estávamos à espera. Por exemplo, enquanto esperávamos pela resposta do Director do Hospital Distrital de Bragança, muitas das vezes só decidíamos o que íamos fazer no próprio dia o que gerava alguma confusão. Em relação aos registos, houve algumas aulas em que não registamos nada devido à falta de tempo. Mas, mal que tivemos oportunidade, registamos as actividades realizadas até ao momento e deixamos no nosso blog uma explicação pelo que tinha acontecido. Assim sendo, os registos e as planificações das tarefas são duas das coisas que têm que ser melhoradas no próximo período.


3. Conclusão
A realização deste trabalho está a ser interessante. Estamos a aprender coisas novas e ao mesmo tempo que nos deparamos com problemas estamos a ganhar motivação para não desistir daquilo que no início do ano planeamos. Esta é uma maneira de reflectirmos com o mundo que nos rodeia, neste caso com alguns dos problemas do Hospital Distrital de Bragança.

Relatório de:
Ângela Piedade Afonso da Cunha
nº4
12º A




Expectativas

Analisar as expectativas em relação à AP; Reflectir sobre as mudanças que esta área exige e os desafios que coloca; Descrever a forma como o tema foi escolhido e a sua relação com os teus interesses, as tuas opções vocacionais e profissionais;

Quando soubemos que íamos ter Área de Projecto (e falo na primeira pessoa do plural porque acho que a reacção foi geral), pensámos que esta disciplina era igual à que tínhamos tido no terceiro ciclo, ou seja, que não íamos fazer nada!!! Depois, vim a saber que tínhamos de fazer um trabalho para todo o ano…
E eis que, na primeira aula, nos são pedidas ideias para possíveis temas a tratar. São-nos também dadas algumas informações sobre a disciplina, o que fez com que mudássemos radicalmente de opinião acerca de Área de Projecto. Inicialmente ficámos baralhados e eu confesso que não gostei muito da ideia, porque não via qual era o interesse em estar todo o ano a fazer um trabalho sobre o mesmo, tendo de obter um produto final e apresentá-lo à comunidade escolar. Esta era sem dúvida uma disciplina diferente…
Nos dias seguintes, não nos surgia nenhum tema em que quiséssemos trabalhar realmente. Até que, num intervalo, nos surgiu a ideia de o nosso projecto ser sobre o hospital de Bragança, saber as suas carências materiais e tentar arranjar algum equipamento que fizesse mesmo falta. Era um tema, que estava directa ou indirectamente, relacionado com a área que cada elemento do grupo quer seguir.
Nesse instante, as ideias “bombardeavam-nos”, apareciam como relâmpagos, e numa aula pensámos em tudo, já tínhamos tudo organizado na nossa mente (ou melhor…tínhamos tudo planeado se não encontrássemos nenhum obstáculo). Passei assim a gostar mais desta disciplina, parecendo-me algo interessante. Importante para cada um de nós, na medida em que obtínhamos mais experiência no trabalho de grupo e aprendíamos a gerir e a planear os nossos trabalhos, sendo esta uma disciplina que exige algum método e rigor, pelo facto de termos de fazer os planos mensais e os diários de bordo.
Sabíamos que o nosso projecto ia ser muito exaustivo, e que a obtenção do produto final, ou seja, um bem material para o nosso hospital, ia ser deveras difícil. Contudo, valia a pena! “Saúde em Bragança” era o nosso tema.


Trabalho Realizado

Analisar as actividades que desenvolveste no âmbito das técnicas de investigação e das suas aplicações; Reflectir sobre as aprendizagens que fizeste; A experiência do trabalho de grupo; Planificação do projecto; Planificação das tarefas mensal, semanal ou diariamente, com o respectivo registo;

Depois do mais difícil, ou seja, a escolha do tema, pusemos logo as “mãos à obra”, porque não podíamos desperdiçar tempo.
Como queríamos conhecer a realidade do nosso hospital no que diz respeito aos bens materiais, e só obtínhamos essa informação, falando com o presidente do mesmo, resolvemos enviar-lhe uma carta com o objectivo de marcar uma entrevista, cumprindo assim, uma das técnicas de investigação, avaliadas nesta disciplina. Tínhamos a certeza que não íamos obter uma resposta imediata. O tempo foi passando…passando…e nunca mais recebíamos uma resposta. Isto fez com que ficássemos desmotivadas, e sem nada para fazer, pois o nosso projecto dependia da mesma. Assim, resolvemos realizar um inquérito (outra técnica de investigação) junto da população da cidade de Bragança e do concelho, com o objectivo de saber a opinião dela acerca das condições e do atendimento da Unidade Hospitalar de Bragança.
A realização do inquérito fez com que nos mantivéssemos ocupadas durante algum tempo. Para além desta actividade, desenvolvemos ainda outras: melhoramento do nosso blog, criado em função do nosso projecto, através da introdução de notícias sobre o hospital, a actualização do diário de bordo, a colocação de um sistema de votação e também do site do jornal da escola e do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE). Escrevemos ainda alguns textos de reflexão na página inicial. Elaborámos também um cartaz de divulgação do nosso projecto na comunidade escolar. Como o nosso tema está relacionado com o hospital, procurámos na Internet, informações sobre as especialidades existentes em cada Unidade Hospitalar do CHNE (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela). Esta última actividade foi não só importante para o nosso trabalho, mas também em termos pessoais, pois ficámos assim a saber como se encontra o nosso hospital em termos de especialidades.
Quando, finalmente, recebemos uma resposta, ficámos muito entusiasmadas e com vontade de voltar ao projecto. Realizámos a entrevista, que posteriormente iria ser enviada por correio electrónico, sendo depois reenviada com as respostas, tendo ficado assim acordado telefonicamente, devido à falta de disponibilidade por parte do Presidente. Nessa entrevista, pedimos autorização para visitar um serviço do hospital, à escolha do Presidente, cumprindo assim, outra técnica de investigação, a observação.
Tudo isto, foi sendo planeado ao longo do período, através da planificação das tarefas, que por vezes foi muito útil, facilitando-nos o trabalho, pois já não tínhamos que no início de cada aula de planear o que íamos fazer na mesma.
Para além do facto de este trabalho nos ajudar a ter uma ideia de como o hospital funciona e também como ele é visto aos olhos da população, existe ainda outra vertente, igualmente importante, a experiência de trabalhar em grupo. Esta revelou-se até bem positiva, contudo, também tivemos alguns desentendimentos, o que é normal, sempre que se trabalha em conjunto. Conseguimos dividir tarefas, o que facilitou em muito o nosso trabalho.


Conclusão
Em suma, o trabalho realizado até hoje verificou-se enriquecedor pois ficámos a conhecer melhor o nosso hospital assim como também obtivemos ainda mais experiência no que diz respeito ao trabalho de grupo.
Depois de tudo o que já foi feito, ainda há muito por fazer, até porque ainda temos mais dois períodos. Pretendemos publicar a entrevista no jornal da escola, assim como um texto para dar a conhecer o nosso projecto. Outro dos objectivos que já tínhamos pensado aquando da formalização do nosso projecto, foi dar a conhecer a realidade da Unidade Hospitalar de Bragança à população, através dos meios de comunicação regionais (Jornais). Para além disso, pensamos ainda em tentar angariar algum equipamento que faça realmente falta nesta unidade nesta unidade, ou pelo menos alertar para o facto desta, estar mesmo carenciada, em termos de equipamentos, se for o caso. É claro que vamos continuar também a trabalhar no melhoramento do nosso blog.

Relatório de:
Flávia Patrícia Vaz Lage
nº12
12ºA




1. Expectativas

1.1. Analisar as expectativas em relação à AP.
Esta nova disciplina deve ajudar os alunos a desenvolverem capacidades de organização, realização de um trabalho mais profundo que aqueles realizados anteriormente (quando comparado com AP de 9º ano) de modo a que nos possa preparar para trabalhos a outras disciplinas, não só no secundário, mas também no ensino superior e também incrementar a capacidade crítica e cooperativa de cada um.


1.2. Reflectir sobre as mudanças que esta área exige e os desafios que coloca.
É uma disciplina bastante diferente daquelas a que estávamos habituados, porque é mais exigente na medida em que o tema/projecto é desenvolvido mais á base de simbiose com outras pessoas/instituições, não pode haver um “individualismo” como existe nas outras disciplinas. Exige cooperação, diálogo e atitudes críticas por parte dos elementos do grupo afim de permitir a evolução do trabalho.


1.3. Descrever a forma como o tema foi escolhido e a sua relação com os teus interesses, as tuas opções vocacionais e profissionais.
Escolheu-se o tema “Saúde em Bragança” porque alguns elementos do grupo queriam, até àquele momento, seguir algo que tivesse a ver com saúde. Tínhamos já a área, faltava o tema em si. Em seguida, escolhemos fazer algo que se relacionasse com a cidade de Bragança, e decidimos, assim, perceber melhor a “Saúde em Bragança”.


2. Trabalho Realizado

2.1. Analisar as actividades que desenvolveste no âmbito das técnicas de investigação e das suas aplicações.
No âmbito das técnicas de investigação, ao longo deste período, realizamos inquéritos a uma amostra de habitantes do concelho de Bragança sobre alguns aspectos da Unidade hospitalar de Bragança; uma entrevista (plano e perguntas em suporte escrito) para o presidente da Unidade hospitalar de Bragança e também pesquisas em revistas e na Internet.


2.2. Reflectir sobre as aprendizagens que fizeste.
Já aprendi, pelo menos, que não se deve estar dependente de um só factor para o desenvolvimento de um projecto, devemos ter sempre um “segundo plano” para permitir a sua evolução. Além disso, também se tem aprendido técnicas de investigação e organização essenciais para o desenvolvimento do trabalho.


2.3. A experiência do trabalho de grupo.
O trabalho em grupo não tem sido fácil. Por vezes há falta de organização, ninguém concorda com ninguém e outras vezes há falta de compreensão entre os elementos. Mas também consegue-se ter, ás vezes, um ambiente mais ou menos cooperante.


2.4. Planificação do projecto.
A planificação do projecto é importante, pois funciona como guia para que o projecto seja levado avante. Durante este período houve a necessidade de fazer alguns ajustes aos nossos objectivos para não ficarmos estagnadas á espera de uma resposta que tardava ou enquanto tentávamos ultrapassar um ou outro obstáculo.


2.5. Planificação das tarefas mensal, semanal ou diariamente, com o respectivo registo.
Estas planificações têm sido úteis, embora nem sempre sejam seguidas fielmente. A maior causa disso, é a falta de tempo para a realização dessas tarefas durante o tempo de aula, ou pela falta de organização entre os elementos do grupo


3. Conclusão
Este relatório permite uma reflexão do trabalho realizado ao longo deste primeiro período. Tem-se aprendido várias técnicas de investigação e como “sobreviver” com um tema difícil e um grupo difícil. Tivemos discussões e recebemos críticas que permitiram o progresso do nosso projecto. Tivemos portas que só abriam uma frincha e outras que continuavam teimosamente fechadas a “sete chaves” e que só nos deixavam deslumbrar um pouco, depois de muita insistência. Mas acima de tudo aprendemos a não desistir do nosso projecto.

Relatório de:
Tânia Filipa ramos Fernandes
nº18
12ºA

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